O projeto para o Senac Salvador busca estabelecer uma conversa entre arquitetura, paisagem natural e construída. Tende uma aproximação entre elementos construtivos e infraestruturas - que antes de desenhadas - imaginam a ocupação de uma cidade e fazem de si um maquinário da grande embarcação ancorada no atlântico sul. A proposta para a nova escola criativa de educação profissional traz consigo o entendimento de mais um equipamento mecânico para a cidade.
Pensar a máquina - edifício - é pensar a ferramenta que produz da cidade para a cidade. Assim, se manifesta o maquinário. O volume vertical de aspecto translúcido se conecta ao chão baiano como um mecanismo de aprendizagem e troca social que aspira os usuários para dentro.
O térreo - que não se fecha - se preserva como solo acessível e um respiro para a zona intensa da Avenida Antônio Carlos Magalhães. O auditório tem o acesso no nível do térreo e subtrai o piso vermelho que lava o chão em contraponto a costa verde que se eleva ao fundo e delimita o terreno com o a Comunidade Alto do Saldanha.
O chão de aparência dura e sólida é o mesmo do volume de apoio e circulação vertical que dá acesso ao bloco modular vertical em MLC (Modular Light Construction) que se apoia sobre a solidez do térreo que permite maior flexibilidade na distribuição do volume superior.
O bloco vertical tem uma malha estrutural definida de 4x4 metros com sistema construtivo de pilares e vigas. Essa modulação cria uma grade rígida que facilita a distribuição dos espaços internos de forma eficiente e flexível. A estrutura modular permite uma construção rápida e econômica e garante maior eficiência durante o processo construtivo e possibilidade de expansão vertical e horizontal.
O volume programático tem a transparência como virtude em busca de maior aproveitamento dos ventos e iluminação natural. Como controle para a entrada de luz excessiva a garantia de um melhor desempenho, uma segunda pele veste todo o volume e sombreia os espaços internos. As soluções construtivas adotadas e os materiais utilizados para o Senac Salvador caminham em direção a um melhor desempenho da máquina.
Não sabemos se o projeto é a resposta eficaz para uma série de problemática que se instala e se desenvolve nas grandes cidades. Acreditamos na sua potência programática e zona de inserção da cidade. Assim, o projeto procura dialogar com o seu entorno e não o ignorar. Seu partido, é por grandeza ser um maquinário que reflete a diversidade a sua volta; suas belezas e fraquezas.